Simulado de Pontuação
Desafie-se com este simulado avançado de Pontuação! Questões complexas, baseadas em diferentes usos de sinais de pontuação, prometem elevar seu conhecimento e deixá-lo ainda mais preparado para os grandes concursos.
CONCURSO PÚBLICO
Shyrlene Chicanelle
10/26/20245 min read


Neste terceiro simulado de Pontuação, preparamos questões de alto nível que abrangem o uso completo dos sinais de pontuação: vírgula, ponto e vírgula, travessão, aspas, dois-pontos, entre outros. Os enunciados foram inspirados em trechos de textos e situações reais para garantir uma compreensão mais profunda e aplicada das regras de pontuação, essenciais para o domínio da escrita na língua portuguesa.
1. "João perguntou: ‘Você já terminou o trabalho?’. Considerando a pontuação da frase, qual o principal efeito do uso das aspas e do ponto final?
a) Indicar uma citação direta e marcar o fim da frase.
b) Destacar uma enumeração.
c) Separar uma oração explicativa.
d) Enfatizar o uso de interrogação.
e) Introduzir um aposto restritivo.
2. Em: "Ela foi clara: não haverá exceções.", a função dos dois-pontos é:
a) Indicar uma pausa enfática.
b) Marcar uma explicação direta.
c) Introduzir uma pergunta.
d) Destacar uma citação indireta.
e) Separar um aposto.
3. "Estudo, trabalho, família: essa é a ordem das prioridades dele." Qual é o papel dos dois-pontos na frase?
a) Introduzir uma citação direta.
b) Marcar uma conclusão.
c) Indicar um resumo explicativo.
d) Separar uma oração subordinada.
e) Destacar uma enumeração incompleta.
4. Na frase: "O estudante disse que estava cansado; mesmo assim, foi à aula." O uso do ponto e vírgula tem a função de:
a) Separar uma oração subordinada.
b) Marcar uma pausa mais longa entre orações coordenadas adversativas.
c) Destacar uma explicação.
d) Introduzir uma citação indireta.
e) Dividir um período composto por enumeração.
5. "O projeto foi aprovado – e com louvor." O travessão foi utilizado para:
a) Introduzir uma conclusão.
b) Separar uma explicação ou comentário adicional.
c) Destacar uma oração subordinada adverbial.
d) Introduzir uma enumeração.
e) Separar um aposto explicativo.
6. Em: "Ela perguntou: ‘Quando você vai resolver isso?’. Qual a função do ponto final dentro das aspas?
a) Indicar uma pausa.
b) Marcar o fim da citação direta.
c) Destacar uma enumeração.
d) Introduzir uma oração explicativa.
e) Separar uma oração subordinada adverbial.
7. "Lembre-se: tudo depende de você." O uso dos dois-pontos nesta frase serve para:
a) Introduzir uma citação.
b) Indicar uma conclusão.
c) Marcar uma explicação direta.
d) Destacar uma pergunta indireta.
e) Separar um sujeito composto.
8. "Por que estás tão triste? – ele perguntou." A função do travessão nesta frase é:
a) Marcar uma citação direta de diálogo.
b) Separar um aposto explicativo.
c) Indicar uma conclusão.
d) Introduzir uma enumeração.
e) Destacar uma oração subordinada.
9. "Ela me disse: ‘Cuidado com suas palavras’. Os dois-pontos e as aspas têm a função de:
a) Introduzir um comentário adicional.
b) Separar uma oração coordenada.
c) Destacar uma citação direta.
d) Indicar uma conclusão.
e) Marcar uma pergunta indireta.
10. "O sol estava quente; o vento, fresco." O ponto e vírgula é usado para:
a) Separar orações coordenadas explicativas.
b) Destacar uma oração adjetiva.
c) Marcar uma pausa enfática entre orações coordenadas assindéticas.
d) Introduzir uma citação indireta.
e) Dividir um aposto explicativo.
11. "Sei que ele está ocupado, mas preciso falar com ele." O uso da vírgula antes do "mas" serve para:
a) Separar uma oração subordinada substantiva.
b) Destacar uma conclusão.
c) Indicar uma pausa obrigatória antes de uma adversativa.
d) Marcar uma enumeração.
e) Separar um sujeito composto.
12. "Ele disse: ‘Nunca vou desistir’." A função dos dois-pontos nesta frase é:
a) Indicar uma enumeração.
b) Marcar uma explicação direta.
c) Introduzir uma citação direta.
d) Destacar uma oração subordinada.
e) Separar um aposto restritivo.
13. "Ana comprou pão, leite, queijo; e também frutas." O ponto e vírgula nesta frase serve para:
a) Separar orações coordenadas aditivas.
b) Marcar uma enumeração detalhada.
c) Destacar uma explicação.
d) Introduzir uma citação.
e) Separar uma oração subordinada adjetiva.
14. "A vida é feita de escolhas; portanto, faça as melhores." O ponto e vírgula é utilizado para:
a) Separar uma oração explicativa.
b) Marcar uma pausa mais longa antes da conclusão.
c) Indicar uma enumeração.
d) Destacar uma citação indireta.
e) Separar um sujeito composto.
15. "Carlos – que é o mais novo da equipe – foi promovido." O uso dos travessões tem a função de:
a) Destacar um aposto explicativo.
b) Separar uma oração coordenada.
c) Indicar uma enumeração.
d) Introduzir uma citação direta.
e) Marcar uma conclusão.
16. "Maria foi à festa; não sabia que estava chovendo." O ponto e vírgula foi utilizado para:
a) Separar uma oração subordinada.
b) Marcar uma pausa entre orações coordenadas adversativas.
c) Introduzir uma citação direta.
d) Destacar uma explicação adicional.
e) Dividir uma enumeração.
17. "Ela gritou: ‘Vá embora!’." Os dois-pontos são utilizados para:
a) Indicar uma pergunta indireta.
b) Marcar uma enumeração.
c) Introduzir uma citação direta.
d) Separar uma oração subordinada substantiva.
e) Destacar um comentário adicional.
18. "João estava em casa, mas não atendeu ao telefone." O uso da vírgula nesta frase serve para:
a) Separar orações coordenadas adversativas.
b) Destacar uma explicação.
c) Marcar uma enumeração.
d) Introduzir uma citação direta.
e) Separar um aposto explicativo.
19. "Ela falou com calma: ‘Estou bem, não se preocupe’." A função dos dois-pontos e das aspas é:
a) Separar uma oração subordinada.
b) Indicar uma enumeração.
c) Introduzir uma citação direta e uma pausa enfática.
d) Destacar uma oração adjetiva explicativa.
e) Marcar uma conclusão indireta.
20. "O tempo está bom; amanhã, quem sabe, chova." O uso do ponto e vírgula é necessário para:
a) Separar orações coordenadas explicativas.
b) Marcar uma pausa enfática entre orações coordenadas assindéticas.
c) Destacar uma oração subordinada adjetiva.
d) Introduzir uma citação direta.
e) Separar uma enumeração.
Gabarito: 1.a, 2.b, 3.c, 4.b, 5.b, 6.b, 7.c, 8.a, 9.c, 10.c, 11.c, 12.c, 13.b, 14.b, 15.a, 16.b, 17.c, 18.a, 19.c, 20.b.
PLANTANDO IDEIAS, COLHENDO SOLUÇÕES!

