Polícia Civil MG - Simulado de Língua Portuguesa
Pratique sua habilidade de interpretar textos, reconhecer estruturas textuais e identificar os elementos formais exigidos na redação oficial. Este exercício é ideal para reforçar pontos-chave do conteúdo programático.
CONCURSOS
Shyrlene Chicanelle
12/2/202412 min read


Este simulado foi desenvolvido para aprofundar o conhecimento em Língua Portuguesa, um dos pilares do concurso de Investigador de Polícia I da Polícia Civil de Minas Gerais. As questões abordam temas como interpretação de textos, tipos textuais, coesão e coerência, recursos linguísticos e gêneros textuais da redação oficial.
1. Leia o trecho abaixo e responda: Qual é o principal objetivo do texto?
"Com a chegada da primavera, as ruas da cidade ganharam novas cores. Flores se abriram em tons vibrantes, e o perfume das plantas invadiu o ambiente, renovando os ânimos."
a) Narrar um evento ocorrido no passado.
b) Apresentar argumentos contra uma situação.
c) Descrever as características de um cenário.
d) Convencer o leitor a realizar uma ação.
e) Propor soluções para um problema.
2. Os gêneros textuais da redação oficial possuem características próprias. Qual alternativa descreve corretamente o propósito de um parecer?
a) Relatar atividades desenvolvidas em um período específico.
b) Expor uma decisão fundamentada sobre um tema técnico ou jurídico.
c) Solicitar informações ou providências a um órgão público.
d) Comunicar de forma rápida e objetiva dentro de uma instituição.
e) Formalizar um pedido específico com justificativa.
3. No trecho: "Os resultados do relatório são consistentes, mas necessitam de revisão para maior precisão", qual elemento contribui para a coesão textual?
a) A palavra "resultados".
b) O verbo "são".
c) A conjunção "mas".
d) A expressão "maior precisão".
e) O substantivo "revisão".
4. Analise o trecho e identifique o tipo textual predominante:
"A história de João e Maria, que enfrentaram a floresta em busca de sobrevivência, é repleta de desafios, coragem e superação."
a) Narrativo.
b) Descritivo.
c) Dissertativo.
d) Injuntivo.
e) Explicativo.
5. Qual é o principal objetivo de um ofício dentro da redação oficial?
a) Transmitir informações técnicas para análise.
b) Solicitar, informar ou encaminhar assuntos administrativos formais.
c) Propor soluções para questões jurídicas.
d) Explicar detalhadamente os resultados de uma pesquisa.
e) Registrar memórias de atividades realizadas.
6. Leia o fragmento: "É evidente que as políticas públicas necessitam de ajustes para serem eficazes." Esse trecho exemplifica qual tipo textual?
a) Narrativo.
b) Dissertativo.
c) Descritivo.
d) Injuntivo.
e) Argumentativo.
7. Sobre os elementos de coesão textual, qual alternativa apresenta um exemplo de coesão referencial?
a) "Ana trouxe os documentos, mas não entregou a todos."
b) "Os alunos foram elogiados por causa do bom desempenho."
c) "O relatório foi finalizado com base nas orientações recebidas."
d) "Conforme discutido, a pauta foi aprovada."
e) "João e Maria vieram juntos; eles chegaram cedo."
8. No contexto da fonologia, qual opção representa um exemplo de ditongo?
a) Casa.
b) Pão.
c) Rio.
d) Carro.
e) Sol.
9. Sobre os tipos de textos, qual alternativa descreve uma característica exclusiva do texto narrativo?
a) Apresenta argumentos para defender uma tese.
b) Descreve cenários e situações estáticas.
c) Possui personagens, enredo e tempo definidos.
d) Orienta o leitor a realizar uma tarefa específica.
e) Comunica informações técnicas de forma direta.
10. Qual é a principal diferença entre um relatório e um memorando na redação oficial?
a) O relatório tem caráter interno, enquanto o memorando é externo.
b) O relatório expõe análises detalhadas; o memorando comunica ações administrativas.
c) O relatório solicita informações, enquanto o memorando instrui procedimentos.
d) O relatório é sucinto, enquanto o memorando é detalhado.
e) O relatório é usado para decisões; o memorando, para arquivamento.
11. Leia o trecho e identifique a falha de coerência: "O projeto foi cancelado por falta de recursos, mas será inaugurado na próxima semana."
a) Contradição entre causa e efeito.
b) Uso inadequado de conectivo.
c) Falha na escolha de palavras.
d) Excesso de repetição.
e) Erro de concordância verbal.
12. Qual alternativa apresenta um exemplo de homônimos perfeitos?
a) Manga (fruta) e manga (de roupa).
b) Mesa e mesar.
c) Acender e ascender.
d) Incerto e inserto.
e) Colher (substantivo) e colher (verbo).
13. Em relação à morfologia, qual é a classificação de "rapidamente"?
a) Substantivo.
b) Adjetivo.
c) Verbo.
d) Advérbio.
e) Conjunção.
14. Qual estrutura textual é utilizada para relatar eventos, descrever cenários ou apresentar reflexões sobre uma narrativa?
a) Redação oficial.
b) Texto injuntivo.
c) Texto narrativo.
d) Texto argumentativo.
e) Texto técnico.
15. Sobre o uso da vírgula, identifique a frase em que seu uso está correto:
a) João trouxe, os relatórios e os apresentou.
b) Maria, que é gestora veio ao evento.
c) Paulo trouxe a planilha, mas esqueceu os dados complementares.
d) Ontem à noite foi muito agradável, para todos os participantes.
e) O relatório, é um documento essencial no processo administrativo.
16. No trecho: "A revisão do plano estratégico foi realizada com êxito pelos gestores", a palavra "com êxito" é classificada como:
a) Verbo.
b) Adjetivo.
c) Advérbio.
d) Substantivo.
e) Conjunção.
17. Qual é a finalidade principal de um requerimento na redação oficial?
a) Solicitar formalmente uma providência ou direito.
b) Comunicar uma decisão administrativa.
c) Relatar um evento ou atividade realizada.
d) Emitir um parecer técnico sobre determinado tema.
e) Propor alterações em documentos oficiais.
18. Qual alternativa apresenta exclusivamente elementos de coesão sequencial?
a) Porque, já que, visto que.
b) Portanto, entretanto, contudo.
c) E, também, ainda.
d) Logo, então, por fim.
e) Mas, pois, ou.
19. Em qual das alternativas há uma metáfora?
a) "O dia estava nublado."
b) "Ele é uma fera nos negócios."
c) "A mesa é de madeira."
d) "As luzes da cidade brilhavam."
e) "As flores desabrocham na primavera."
20. Na redação oficial, qual é a característica principal de um relatório?
a) Ser um documento formal com exposição detalhada de informações.
b) Solicitar uma ação imediata de outro setor.
c) Relatar de forma subjetiva os eventos analisados.
d) Expor opiniões pessoais sobre um fato.
e) Apresentar apenas dados estatísticos sem contexto.
21. Leia o texto e identifique o tipo textual predominante:
"As políticas públicas de saúde têm enfrentado desafios significativos, mas avanços foram registrados em áreas específicas, como a vacinação."
a) Narrativo.
b) Dissertativo.
c) Descritivo.
d) Injuntivo.
e) Informativo.
22. Em relação à coesão textual, qual é o objetivo das conjunções adversativas?
a) Introduzir uma ideia de conclusão.
b) Demonstrar contradição ou oposição entre ideias.
c) Estabelecer uma relação de causa e efeito.
d) Indicar sequência temporal.
e) Fazer comparações diretas.
23. Qual das características abaixo é específica do texto dissertativo-argumentativo?
a) Relatar fatos com sequência cronológica.
b) Apresentar descrição detalhada de cenários.
c) Defender um ponto de vista com argumentos.
d) Fornecer instruções para realizar uma tarefa.
e) Narrar eventos fictícios com personagens.
24. Na redação oficial, um memorando é usado para:
a) Comunicar decisões internas de forma breve e objetiva.
b) Solicitar informações detalhadas a outro setor.
c) Emitir uma opinião fundamentada sobre um tema.
d) Relatar eventos em ordem cronológica.
e) Formalizar uma proposta de ação administrativa.
25. Sobre a interpretação de textos, qual estratégia é mais eficaz para identificar o tema principal de um parágrafo?
a) Ler apenas a primeira frase do texto.
b) Focar nas palavras desconhecidas.
c) Identificar a ideia central e as informações que a sustentam.
d) Ignorar os detalhes e focar no título.
e) Procurar repetições de palavras ou conceitos.
26. Qual alternativa apresenta um exemplo de metáfora?
a) "O rio corre mansamente pelo vale."
b) "A cidade dorme sob o manto da escuridão."
c) "As folhas caem no outono."
d) "A estrada está deserta."
e) "As flores abrem com o nascer do sol."
27. A expressão "apesar de" estabelece qual tipo de relação entre as ideias?
a) Adição.
b) Oposição.
c) Conclusão.
d) Concessão.
e) Causa.
28. Qual dos elementos abaixo é essencial para garantir a coerência em um texto?
a) Uso adequado de vírgulas.
b) Conectividade entre ideias e consistência temática.
c) Emprego de figuras de linguagem.
d) Variedade de palavras complexas.
e) Estrutura gramatical correta.
29. Leia o fragmento e identifique o gênero textual:
"Com base nas evidências apresentadas, recomenda-se a aprovação da proposta em análise."
a) Ofício.
b) Parecer.
c) Relatório.
d) Memorando.
e) Requerimento.
30. Na redação oficial, o requerimento é caracterizado por:
a) Expor argumentos para convencer uma autoridade.
b) Solicitar um direito ou providência de forma formal.
c) Apresentar uma decisão fundamentada sobre um tema técnico.
d) Comunicar brevemente uma decisão administrativa.
e) Registrar eventos ocorridos em uma organização.
31. Qual alternativa apresenta um exemplo de sinônimo contextual?
a) "Ele era ágil e rápido nas decisões."
b) "A vida é dura, mas também generosa."
c) "A casa era enorme, mas confortável."
d) "João estava com fome e cansado."
e) "O texto foi longo, mas claro."
32. No contexto fonológico, a palavra "pai" é exemplo de:
a) Hiato.
b) Ditongo decrescente.
c) Ditongo crescente.
d) Tritongo.
e) Encontro consonantal.
33. Qual é a função principal do relatório na redação oficial?
a) Relatar atividades ou fatos com análise detalhada.
b) Propor soluções para problemas administrativos.
c) Emitir parecer técnico sobre um tema específico.
d) Comunicar decisões de forma breve.
e) Solicitar informações a outro órgão.
34. A coesão lexical em um texto pode ser obtida por meio de:
a) Conectivos como "e", "mas" e "porque".
b) Substituições de palavras por sinônimos ou hiperônimos.
c) Sequência temporal de ações.
d) Estrutura gramatical correta.
e) Uso de pronomes demonstrativos.
35. Na frase "O professor explicou o conteúdo, porém os alunos ainda tinham dúvidas", a palavra "porém" expressa:
a) Adição.
b) Contraste.
c) Causa.
d) Concessão.
e) Explicação.
36. Na estrutura da redação oficial, qual documento é usado para apresentar informações detalhadas sobre um processo ou tema técnico?
a) Requerimento.
b) Parecer.
c) Ofício.
d) Memorando.
e) Relatório.
37. Em qual alternativa há exemplo de coerência textual?
a) "Os relatórios foram enviados ontem, então amanhã o projeto será iniciado."
b) "O estudo foi bem detalhado, mas faltaram dados essenciais."
c) "O evento foi cancelado por falta de participantes, e ocorrerá amanhã."
d) "As ideias do projeto são inovadoras e sem fundamento técnico."
e) "O autor critica as políticas públicas, mas não explica suas falhas."
38. O uso da palavra "conquanto" em um texto estabelece que tipo de relação?
a) Causa.
b) Concessão.
c) Conclusão.
d) Explicação.
e) Adição.
39. Sobre os gêneros textuais da redação oficial, qual das características é comum ao memorando e ao ofício?
a) Linguagem informal para comunicação interna.
b) Brevidade e objetividade.
c) Exclusivo uso em contextos externos.
d) Exposição de análises detalhadas.
e) Solicitação de direitos e providências.
40. Qual dos elementos abaixo não é essencial em um texto dissertativo?
a) Introdução.
b) Argumentação.
c) Personagens.
d) Conclusão.
e) Tese.
41. Qual das alternativas abaixo apresenta uma característica do gênero textual narrativo?
a) Predominância de descrições detalhadas de cenários.
b) Apresentação de argumentos para defender uma ideia.
c) Enredo com personagens e acontecimentos organizados em sequência temporal.
d) Uso de linguagem técnica e formal para relatar informações.
e) Exposição de uma visão crítica sobre um tema atual.
42. No contexto da coesão textual, qual é o papel dos pronomes demonstrativos?
a) Substituir substantivos para evitar repetição desnecessária.
b) Indicar continuidade entre partes do texto.
c) Apontar elementos presentes ou futuros no texto.
d) Introduzir uma ideia de oposição.
e) Relacionar partes de um texto com base na hierarquia.
43. Leia o trecho e identifique o erro de coerência textual:
"O relatório destacou a eficiência das novas medidas, entretanto não trouxe dados que comprovem sua eficácia."
a) Uso inadequado de conectivo.
b) Contradição entre as ideias apresentadas.
c) Falha na escolha de palavras.
d) Excesso de repetição.
e) Ausência de elementos de coesão.
44. Qual alternativa apresenta um exemplo de hiato?
a) Vela.
b) País.
c) Pão.
d) Quadro.
e) Flor.
45. Sobre a redação oficial, qual é a principal característica do parecer?
a) Comunicar de forma rápida entre setores de uma mesma organização.
b) Solicitar informações a respeito de um procedimento específico.
c) Apresentar uma análise técnica e fundamentada sobre determinado assunto.
d) Relatar atividades realizadas em um período específico.
e) Formalizar um pedido administrativo.
46. Na frase: "O professor elogiou os alunos, pois todos se dedicaram à tarefa", qual é a função da conjunção "pois"?
a) Adição.
b) Oposição.
c) Concessão.
d) Causa.
e) Conclusão.
47. Qual é o objetivo principal da interpretação de textos?
a) Identificar apenas as palavras-chave.
b) Reconhecer erros de gramática no texto.
c) Compreender a mensagem central e as intenções do autor.
d) Avaliar a complexidade do vocabulário utilizado.
e) Determinar a quantidade de argumentos apresentados.
48. Na frase "As árvores balançavam suavemente ao som do vento", qual figura de linguagem está presente?
a) Comparação.
b) Metáfora.
c) Personificação.
d) Metonímia.
e) Ironia.
49. Os gêneros textuais na redação oficial devem seguir normas específicas. Qual alternativa apresenta uma característica comum a todos os gêneros oficiais?
a) Uso de linguagem técnica e rebuscada.
b) Estrutura fixa e elementos previamente determinados.
c) Caráter subjetivo e opinativo.
d) Priorização de apelos emocionais no conteúdo.
e) Flexibilidade no formato para cada setor público.
50. Sobre os recursos semânticos, qual alternativa apresenta um exemplo de polissemia?
a) "Banco de madeira" e "banco financeiro".
b) "Rápido como um raio."
c) "O carro corre pela pista."
d) "As flores dançavam ao vento."
e) "O atleta é veloz como um foguete."
51. Qual é a principal diferença entre textos narrativos e descritivos?
a) A narrativa possui personagens e enredo, enquanto a descrição destaca características de elementos estáticos.
b) A descrição relata fatos históricos, enquanto a narrativa apresenta opiniões pessoais.
c) A narrativa é objetiva, enquanto a descrição é subjetiva.
d) A descrição segue uma sequência lógica, enquanto a narrativa é desorganizada.
e) A narrativa foca em aspectos técnicos, enquanto a descrição é abstrata.
52. Na redação oficial, o memorando é caracterizado por:
a) Solicitar um direito ou providência.
b) Comunicar, de forma interna e objetiva, assuntos administrativos.
c) Apresentar uma decisão técnica fundamentada.
d) Relatar atividades realizadas em um setor público.
e) Formalizar uma comunicação externa.
53. Sobre os tipos textuais, qual característica é exclusiva do texto injuntivo?
a) Relatar eventos passados com ordem cronológica.
b) Convencer o leitor por meio de argumentos racionais.
c) Apresentar instruções ou orientações para realizar uma tarefa.
d) Descrever minuciosamente características de um objeto.
e) Narrar histórias fictícias ou reais.
54. Em qual alternativa o uso da vírgula está correto?
a) A reunião será amanhã, na sala principal.
b) O relatório precisa ser revisado, pois está incompleto.
c) Ana trouxe o café, e, os documentos.
d) Os gestores decidiram, que, a pauta será revisada.
e) Ontem à noite, o sistema caiu, novamente.
55. Leia o fragmento e identifique o gênero textual:
"Encaminho, para ciência e providências, a solicitação do setor financeiro sobre o ajuste de orçamento para o próximo semestre."
a) Memorando.
b) Relatório.
c) Parecer.
d) Ofício.
e) Requerimento.
56. Qual alternativa apresenta um exemplo de coesão por substituição?
a) "Maria leu o livro e o adorou."
b) "Os relatórios, portanto, foram entregues ontem."
c) "O evento, conforme previsto, ocorreu com sucesso."
d) "Apesar disso, o projeto foi aprovado."
e) "O time venceu, pois jogou bem."
57. No texto dissertativo, qual elemento é essencial para apresentar uma ideia central?
a) Introdução.
b) Desenvolvimento.
c) Conclusão.
d) Argumentação.
e) Tese.
58. Qual recurso de linguagem é usado para criar coesão entre parágrafos de um texto?
a) Repetição de palavras-chave.
b) Emprego de conectivos adequados.
c) Uso de frases curtas.
d) Enumeração de ideias.
e) Citações diretas.
59. Leia o trecho e identifique o tipo textual:
"O objetivo deste relatório é apresentar os resultados alcançados no último trimestre, com análise detalhada das metas cumpridas."
a) Descritivo.
b) Dissertativo.
c) Injuntivo.
d) Narrativo.
e) Técnico.
60. Qual elemento é obrigatório em um relatório da redação oficial?
a) Introdução e conclusão.
b) Argumentação e conclusão.
c) Justificativa e proposta de ação.
d) Desenvolvimento e opinião pessoal.
e) Identificação do remetente e destinatário.
Gabarito
1-C, 2-B, 3-C, 4-A, 5-B, 6-B, 7-E, 8-B, 9-C, 10-B, 11-A, 12-A, 13-D, 14-C, 15-C, 16-C, 17-A, 18-D, 19-B, 20-A, 21-B, 22-B, 23-C, 24-A, 25-C, 26-B, 27-D, 28-B, 29-B, 30-B, 31-A, 32-B, 33-A, 34-B, 35-B, 36-B, 37-A, 38-B, 39-B, 40-C, 41-C, 42-C, 43-B, 44-B, 45-C, 46-D, 47-C, 48-C, 49-B, 50-A, 51-A, 52-B, 53-C, 54-A, 55-D, 56-A, 57-E, 58-B, 59-E, 60-A.