Polícia Civil MG - Simulado de Criminologia
Reforce seus conhecimentos sobre os conceitos centrais de Criminologia, incluindo teorias, escolas e o papel do sistema penal. Este exercício é uma excelente oportunidade para avaliar sua compreensão dos temas exigidos no concurso.
CONCURSOS
Shyrlene Chicanelle
12/1/202413 min read


Este simulado foi desenvolvido para candidatos ao concurso de Investigador de Polícia I da Polícia Civil de Minas Gerais, focando na disciplina de Criminologia. As questões exploram fundamentos teóricos, métodos de estudo, as principais escolas criminológicas (clássica, positivista e crítica) e a interação do sistema penal com questões sociais. O conteúdo foi elaborado com base no edital oficial para auxiliar na sua preparação.
1. A Criminologia é uma ciência interdisciplinar que busca compreender o crime, o criminoso e a vítima. Nesse contexto, qual dos fundamentos teóricos é abordado pela Criminologia para explicar a relação entre fatores ambientais e a prática criminosa?
a) Determinismo biológico.
b) Teoria das subculturas criminais.
c) Livre-arbítrio do indivíduo.
d) Reforço positivo do comportamento.
e) Classificação antropológica dos indivíduos.
2. A Escola Clássica da Criminologia entende o crime como um ato baseado no livre-arbítrio. Qual das opções abaixo melhor reflete esse pensamento?
a) O crime é consequência de fatores sociais e econômicos.
b) Todo indivíduo age conforme instintos incontroláveis.
c) A punição deve ser proporcional ao dano causado.
d) O crime é fruto de patologias mentais.
e) Não há liberdade de escolha no ato criminoso.
3. Qual característica distingue a Escola Positivista da Escola Clássica da Criminologia?
a) A defesa da proporcionalidade da pena.
b) A crença no determinismo biológico e social.
c) A ênfase no direito natural e racionalidade.
d) O foco na análise das normas jurídicas.
e) A ideia de que o crime é uma escolha racional.
4. Os métodos de estudo da Criminologia incluem a análise empírica e observacional. Qual é o objetivo principal desses métodos?
a) Criar legislações mais rígidas contra o crime.
b) Identificar padrões e causas dos comportamentos criminais.
c) Propor novos sistemas penais.
d) Punir criminosos com maior rigor.
e) Demonstrar que o crime é uma escolha individual.
5. Na perspectiva crítica da Criminologia, qual das alternativas é correta?
a) O sistema penal é uma ferramenta neutra e justa.
b) O crime é um comportamento desviante individual.
c) O sistema penal é seletivo e reflete desigualdades sociais.
d) O crime é exclusivamente um ato biológico.
e) A punição deve ser uniforme, independentemente do contexto social.
6. De acordo com a Escola Clássica, qual é a base para a aplicação de penas?
a) A resocialização do infrator.
b) A retribuição proporcional ao ato criminoso.
c) A identificação de características biológicas do criminoso.
d) A eliminação de riscos sociais.
e) A neutralização dos inimigos do Estado.
7. Quais métodos são frequentemente utilizados pela Criminologia para investigar o fenômeno do crime?
a) Análise histórica, entrevistas e estudos de caso.
b) Observação casual e julgamento subjetivo.
c) Exclusivamente experimentos laboratoriais.
d) Opiniões de especialistas em direito penal.
e) Avaliação de leis em diferentes países.
8. A Escola Positivista introduziu a figura do "criminoso nato". Qual autor é associado a essa teoria?
a) Beccaria.
b) Lombroso.
c) Durkheim.
d) Sutherland.
e) Marx.
9. Para a Criminologia Crítica, o que define o conceito de crime?
a) A violação de normas biológicas.
b) O comportamento desviado do padrão psicológico.
c) O resultado de um processo histórico e social de criminalização.
d) A quebra das normas religiosas.
e) A escolha de uma vida de crimes.
10. Qual das escolas criminológicas considera o crime como um fenômeno natural e inerente à sociedade?
a) Escola Clássica.
b) Escola Positivista.
c) Escola Crítica.
d) Escola Funcionalista.
e) Escola Sociológica.
11. Qual é o foco principal da Criminologia enquanto ciência?
a) Apenas a legislação penal.
b) As teorias econômicas relacionadas ao crime.
c) O comportamento humano, o contexto social e o sistema penal.
d) O estudo de penas severas para crimes violentos.
e) A análise filosófica do crime como um conceito abstrato.
12. A crítica ao sistema penal feita pela Criminologia Crítica tem por objetivo:
a) Fortalecer a aplicação das penas previstas em lei.
b) Diminuir a rigidez das penas sem alterar o sistema atual.
c) Denunciar as desigualdades e privilégios nas punições.
d) Propor a abolição total do sistema jurídico.
e) Instituir penas mais rápidas e eficazes.
13. Cesare Beccaria, autor clássico da Criminologia, defendia que as penas deveriam ser:
a) Severas e desproporcionais.
b) Baseadas em julgamentos subjetivos.
c) Rápidas, justas e proporcionalmente aplicadas.
d) Direcionadas ao isolamento total dos infratores.
e) Fundamentadas na moral e tradição.
14. Qual é o papel do sistema penal segundo a Criminologia Crítica?
a) Reforçar os valores das elites dominantes.
b) Proteger a sociedade contra criminosos natos.
c) Garantir igualdade de julgamento e punição.
d) Aplicar a justiça com base em princípios religiosos.
e) Corrigir desvios individuais da norma social.
15. A Criminologia Positivista destaca como causas do crime os fatores:
a) Educacionais e financeiros.
b) Biológicos e sociais.
c) Filosóficos e religiosos.
d) Econômicos e políticos.
e) Tecnológicos e industriais.
16. A Escola Crítica questiona o papel do sistema penal em sociedades capitalistas. Segundo essa escola, o crime é:
a) Uma patologia pessoal.
b) Uma construção social.
c) Um desvio genético.
d) Um comportamento natural de sobrevivência.
e) Um ato inato e irreversível.
17. A Criminologia usa métodos quantitativos e qualitativos. O que caracteriza os métodos qualitativos?
a) A coleta de dados estatísticos.
b) A análise de depoimentos e estudos de caso.
c) A observação de padrões de repetição.
d) A aplicação de questionários padronizados.
e) A utilização de softwares para análise de crimes.
18. De acordo com a Criminologia Clássica, qual é o objetivo da pena?
a) Ressocializar o criminoso.
b) Proteger a sociedade.
c) Evitar crimes futuros por meio da dissuasão.
d) Reforçar a moral religiosa.
e) Neutralizar os indivíduos perigosos.
19. Quais são os pilares principais do estudo da Criminologia?
a) Crime, criminoso, vítima e controle social.
b) Direito penal, criminologia clínica e psicologia.
c) Legislação, biologia e sociologia.
d) Controle social, moralidade e religião.
e) Lei, ordem e punição.
20. Qual das opções abaixo não está entre os métodos de estudo da Criminologia?
a) Análise empírica.
b) Observação participante.
c) Teoria do Direito Penal.
d) Entrevistas qualitativas.
e) Estudos longitudinais.
21. No estudo da Criminologia, o conceito de vitimologia busca compreender:
a) Apenas os traumas físicos das vítimas.
b) As causas criminais relacionadas ao agressor.
c) O papel e as circunstâncias que tornam uma pessoa vítima.
d) A criação de novas penas para proteção das vítimas.
e) O impacto econômico do crime nas vítimas.
22. A Escola Positivista introduziu conceitos que associavam características físicas ao comportamento criminoso. Qual exemplo é frequentemente citado como parte desses estudos?
a) O formato do crânio como indicativo de tendências criminais.
b) A análise do local de nascimento do criminoso.
c) A verificação de traumas familiares.
d) A relação entre escolaridade e atos delituosos.
e) A influência das condições climáticas.
23. Na perspectiva crítica, qual elemento é central para a perpetuação das desigualdades no sistema penal?
a) A ineficiência da polícia.
b) O controle excessivo da mídia.
c) A seletividade e a criminalização de grupos vulneráveis.
d) A falta de legislação clara sobre crimes menores.
e) O aumento no número de penitenciárias.
24. De acordo com Cesare Lombroso, um dos pilares da Escola Positivista, o "criminoso nato" poderia ser identificado por:
a) Análise de padrões comportamentais repetitivos.
b) Observação de características físicas específicas.
c) Testes psicológicos padronizados.
d) Traços hereditários exclusivamente.
e) Análise do contexto social do indivíduo.
25. A Escola Crítica se opõe à ideia de que o crime é natural. Para essa escola, o crime é:
a) Uma criação das elites para justificar a repressão.
b) Um ato individual de má índole.
c) Uma consequência direta da globalização.
d) Exclusivamente um problema biológico.
e) Uma falha moral do indivíduo.
26. Qual é uma das principais críticas feitas pela Criminologia Crítica ao sistema penal tradicional?
a) A ausência de penas severas para crimes graves.
b) A negligência com crimes de pequeno porte.
c) O foco excessivo na punição e não na reabilitação.
d) A falta de equipamentos tecnológicos nas investigações.
e) A impossibilidade de aumentar o número de condenações.
27. Quais eram os principais fatores analisados pela Escola Positivista para entender o comportamento criminoso?
a) Fatores econômicos e religiosos.
b) Características físicas, psicológicas e sociais.
c) Políticas públicas e hábitos alimentares.
d) Níveis de educação formal.
e) Interações com o sistema jurídico.
28. A Criminologia Clássica introduziu o princípio da proporcionalidade. O que isso significa em termos penais?
a) A pena deve ser aplicada com base no contexto socioeconômico do infrator.
b) A punição deve ser maior para crimes hediondos.
c) A punição deve ser adequada ao ato cometido, sem excessos.
d) A pena deve levar em conta o arrependimento do infrator.
e) A proporcionalidade é irrelevante em crimes graves.
29. Para a Criminologia, o conceito de "controle social" está relacionado:
a) Ao uso de tecnologias para monitorar criminosos.
b) À imposição de normas para regular o comportamento social.
c) À punição como método único de prevenção ao crime.
d) À criação de leis para controle das elites.
e) Ao fortalecimento das forças de segurança pública.
30. Qual característica define a Escola Clássica da Criminologia em relação ao comportamento criminoso?
a) Determinismo social.
b) Livre-arbítrio e escolha racional.
c) Predisposição genética.
d) Influência dos pares e do meio ambiente.
e) Necessidade de reabilitação.
31. Qual é o principal foco da vitimologia, enquanto área associada à Criminologia?
a) Punir severamente os agressores.
b) Analisar os direitos humanos no sistema penal.
c) Entender o papel da vítima no contexto do crime.
d) Estabelecer padrões de comportamento para criminosos.
e) Propor novas leis penais.
32. A Escola Positivista sugere que o comportamento criminoso é influenciado por fatores:
a) Exclusivamente biológicos.
b) Biológicos, psicológicos e sociais.
c) Exclusivamente culturais.
d) Religiosos e econômicos.
e) Apenas hereditários.
33. Quais dos métodos abaixo são utilizados na Criminologia para análise de fenômenos criminais?
a) Análise empírica, pesquisa documental e estudos de caso.
b) Exclusivamente levantamento de estatísticas.
c) Testes laboratoriais com controle rigoroso.
d) Apenas entrevistas com vítimas e agressores.
e) Estudo de legislação e aplicação das normas.
34. Na visão crítica, o sistema penal é considerado uma ferramenta de:
a) Igualdade social e justiça.
b) Exclusão social e controle das classes dominadas.
c) Correção de comportamentos desviantes.
d) Proteção aos cidadãos mais vulneráveis.
e) Reabilitação de indivíduos.
35. Qual é o objetivo da Criminologia enquanto ciência interdisciplinar?
a) Propor reformas no direito penal exclusivamente.
b) Estudar os fatores que contribuem para a criminalidade e formas de prevenção.
c) Focar na aplicação das penas criminais.
d) Determinar a eficácia das polícias em combater crimes.
e) Resolver os problemas judiciais das vítimas.
36. A Escola Clássica destaca que o crime ocorre porque o indivíduo:
a) É geneticamente predisposto ao desvio.
b) Decide racionalmente cometer o ato ilícito.
c) Não possui acesso à educação formal.
d) Sofre influências negativas do meio ambiente.
e) É forçado por pressões sociais.
37. Qual é uma das diferenças marcantes entre as Escolas Clássica e Positivista?
a) A Escola Clássica foca no livre-arbítrio, enquanto a Positivista analisa fatores externos e internos.
b) A Escola Clássica acredita no determinismo biológico, enquanto a Positivista nega esse conceito.
c) Ambas acreditam que o crime é resultado exclusivo de fatores psicológicos.
d) A Escola Clássica desconsidera o impacto das leis sobre o crime.
e) A Escola Positivista rejeita completamente a ideia de punição.
38. A Criminologia Crítica propõe alternativas ao sistema penal tradicional. Qual é uma dessas alternativas?
a) Aumento das penas para crimes graves.
b) Foco na ressocialização e medidas restaurativas.
c) Criação de prisões privadas.
d) Expansão do poder do Estado sobre os criminosos.
e) Exclusão de penas alternativas no sistema.
39. Qual método é mais associado ao estudo qualitativo em Criminologia?
a) Pesquisa estatística.
b) Entrevistas e observação direta.
c) Testes laboratoriais.
d) Uso exclusivo de questionários fechados.
e) Verificação de dados administrativos.
40. De acordo com a Escola Positivista, qual seria uma abordagem para lidar com criminosos reincidentes?
a) Punições severas e exemplares.
b) Investigação das causas do comportamento e tratamento adequado.
c) Exclusão dos infratores da sociedade.
d) Isolamento total em ambientes prisionais.
e) Criação de um sistema jurídico mais rígido.
41. De acordo com a Criminologia Clássica, qual fator é considerado irrelevante para a aplicação da pena?
a) O livre-arbítrio do infrator.
b) A proporcionalidade entre o crime e a pena.
c) A condição social do infrator.
d) A gravidade do crime cometido.
e) A prevenção geral de futuros crimes.
42. Qual é o foco principal da Escola Crítica da Criminologia?
a) Analisar as relações de poder e desigualdades no sistema penal.
b) Examinar fatores biológicos que influenciam o comportamento criminoso.
c) Propor penas mais rigorosas para crimes violentos.
d) Identificar padrões criminais em sociedades homogêneas.
e) Garantir a igualdade de penas entre todos os infratores.
43. A Criminologia Positivista é frequentemente criticada por:
a) Desconsiderar os fatores biológicos.
b) Ignorar a relação entre crime e pobreza.
c) Ter um enfoque determinista, especialmente biológico.
d) Propor a total abolição do sistema penal.
e) Analisar apenas crimes de colarinho branco.
44. No contexto dos métodos de estudo da Criminologia, o que melhor caracteriza a pesquisa quantitativa?
a) Observação de comportamentos individuais em ambiente controlado.
b) Levantamento e análise estatística de dados criminais.
c) Aplicação de entrevistas abertas a criminosos.
d) Estudos de caso detalhados e descritivos.
e) Uso exclusivo de narrativas históricas.
45. Para Cesare Beccaria, um dos pioneiros da Escola Clássica, a principal finalidade das penas é:
a) Promover o isolamento do infrator.
b) Reforçar o controle social por meio da moralidade.
c) Prevenir crimes futuros por meio da dissuasão.
d) Corrigir desvios genéticos do infrator.
e) Adaptar o sistema penal às condições sociais.
46. Na Criminologia Crítica, o crime é interpretado como:
a) Um ato desviante isolado.
b) Uma construção social que favorece as elites.
c) Um comportamento inato de alguns indivíduos.
d) Uma escolha racional para sobreviver.
e) Um desvio psicológico corrigível com terapia.
47. Um dos objetivos da Criminologia enquanto ciência é:
a) Punir infratores com maior severidade.
b) Analisar os fatores que levam à criminalidade e propor intervenções.
c) Expandir o uso de prisões como ferramenta de controle.
d) Defender a substituição completa do sistema penal.
e) Priorizar crimes de maior repercussão midiática.
48. Na visão positivista, o criminoso nato pode ser identificado com base em:
a) Estudos de contexto social e cultural.
b) Características biológicas observáveis, como traços físicos.
c) Avaliações psicológicas baseadas em entrevistas.
d) Padrões econômicos e históricos.
e) Observações das normas jurídicas vigentes.
49. De acordo com a Escola Crítica, qual é o papel das normas penais?
a) Reprimir a criminalidade de forma eficiente.
b) Proteger os interesses das classes dominantes.
c) Promover igualdade de condições entre os cidadãos.
d) Reforçar a necessidade de reabilitação de infratores.
e) Prevenir crimes de colarinho branco.
50. Quais aspectos são analisados pela Criminologia no estudo da vítima?
a) Exclusivamente os impactos psicológicos.
b) A interação entre vítima e agressor no contexto do crime.
c) Somente os danos materiais sofridos.
d) O histórico de reincidência da vítima.
e) Apenas a relação com o sistema penal.
51. A Criminologia Clássica propõe que o crime é resultado de:
a) Traços hereditários incontroláveis.
b) Escolhas conscientes feitas pelo infrator.
c) Condições precárias de vida.
d) Influências religiosas e culturais.
e) Instintos biológicos presentes no infrator.
52. A Escola Positivista enfatiza que o crime pode ser causado por:
a) Pressões religiosas.
b) Características inatas, biológicas ou ambientais.
c) A desigualdade social exclusivamente.
d) Motivações políticas.
e) Escolhas livres e conscientes.
53. No estudo da vitimologia, qual fator é considerado para avaliar a responsabilidade parcial da vítima no crime?
a) Sua condição econômica.
b) A interação com o infrator no momento do crime.
c) Seu histórico familiar.
d) Seu comportamento pós-crime.
e) A relação com as forças policiais.
54. A Criminologia Crítica sugere que o sistema penal tradicional:
a) É uma ferramenta essencial para reabilitar criminosos.
b) Deve ser fortalecido para garantir maior segurança.
c) Reforça desigualdades sociais em benefício das elites.
d) É completamente neutro em sua aplicação.
e) É eficiente na prevenção de crimes.
55. Na Escola Positivista, quais são os métodos preferidos para a análise do comportamento criminoso?
a) Análise biológica e estudos psicológicos.
b) Comparação de sistemas jurídicos.
c) Avaliações baseadas exclusivamente em estatísticas criminais.
d) Levantamento de dados históricos de reincidência.
e) Entrevistas abertas com juristas.
56. A Escola Crítica propõe mudanças no sistema penal baseadas em:
a) Penas mais severas para crimes violentos.
b) Medidas de justiça restaurativa e inclusão social.
c) Isolamento prolongado dos infratores reincidentes.
d) Maior investimento em tecnologias policiais.
e) Foco no endurecimento das leis penais.
57. O princípio da prevenção geral na Criminologia Clássica busca:
a) Ressocializar o infrator.
b) Intimidar potenciais criminosos por meio de penas exemplares.
c) Reforçar o sistema de investigação criminal.
d) Garantir a igualdade na aplicação das penas.
e) Proteger as vítimas em potencial.
58. Qual autor é considerado o principal precursor da Criminologia Clássica?
a) Cesare Lombroso.
b) Cesare Beccaria.
c) Michel Foucault.
d) Auguste Comte.
e) Sigmund Freud.
59. Na visão positivista, o ambiente social contribui para a criminalidade ao:
a) Estimular comportamentos desvinculados de normas culturais.
b) Proporcionar maior acesso à educação.
c) Oferecer condições econômicas favoráveis.
d) Promover maior controle por parte das elites.
e) Estabelecer limites claros para comportamentos aceitáveis.
60. Para a Criminologia Crítica, as leis penais podem ser interpretadas como:
a) Uma ferramenta de justiça universal.
b) Um mecanismo de controle social seletivo.
c) Um conjunto de normas baseadas em princípios éticos.
d) Uma proteção igualitária para todos os cidadãos.
e) Uma garantia de prevenção da criminalidade.
Gabarito
1-B, 2-C, 3-B, 4-B, 5-C, 6-B, 7-A, 8-B, 9-C, 10-C, 11-C, 12-C, 13-C, 14-A, 15-B, 16-B, 17-B, 18-C, 19-A, 20-C, 21-C, 22-A, 23-C, 24-B, 25-A, 26-C, 27-B, 28-C, 29-B, 30-B, 31-C, 32-B, 33-A, 34-B, 35-B, 36-B, 37-A, 38-B, 39-B, 40-B, 41-C, 42-A, 43-C, 44-B, 45-C, 46-B, 47-B, 48-B, 49-B, 50-B, 51-B, 52-B, 53-B, 54-C, 55-A, 56-B, 57-B, 58-B, 59-A, 60-B.