Concurso CBMERJ - Simulado de Língua Portuguesa
Prepare-se para concursos com este simulado exclusivo e de alta complexidade. Abordando interpretação de textos, gramática normativa e produção textual, são 60 questões desafiadoras que vão afiar suas habilidades linguísticas. Ideal para quem busca excelência nos estudos!
CONCURSOS
Shyrlene Chicanelle
1/3/202516 min read


Este simulado de Língua Portuguesa foi elaborado para atender aos mais altos padrões de dificuldade, abrangendo tópicos essenciais para concursos públicos. Com questões desafiadoras, ele explora Compreensão Textual, Gramática Normativa e Produção Textual, exigindo do candidato habilidades como interpretação de textos, análise gramatical detalhada, coesão e clareza na construção de ideias.
01. Leia o texto a seguir e responda:
"O maior desafio da escrita é comunicar ideias complexas com simplicidade, sem perder a profundidade do conteúdo."
Com base no trecho, é correto afirmar que:
a) A clareza na comunicação está relacionada exclusivamente ao uso de palavras simples.
b) A simplicidade na escrita implica renunciar à profundidade das ideias.
c) O desafio mencionado no texto é restrito à comunicação oral.
d) A profundidade do conteúdo pode ser mantida mesmo com simplicidade na escrita.
e) A escrita simples é incompatível com a transmissão de ideias complexas.
02. Em relação à análise sintática, identifique a função sintática do termo destacado na frase:
"A equipe resolveu o problema com rapidez."
a) Sujeito
b) Objeto direto
c) Predicativo do sujeito
d) Complemento nominal
e) Adjunto adnominal
03. No contexto da colocação pronominal, assinale a frase em que o pronome está corretamente colocado:
a) Não sei onde me guardei os documentos.
b) Ela me entregou o relatório na semana passada.
c) Disse-me ela que iria à reunião sem atrasos.
d) Entregaram-me os convites para o evento.
e) Essa foi a situação que encontrei-me diante dela.
04. Sobre a regência verbal, analise a frase a seguir:
"Ele assistiu ao espetáculo com grande entusiasmo."
A análise correta é:
a) O verbo "assistir" exige complemento sem preposição nessa construção.
b) A preposição "ao" indica erro de regência.
c) O verbo "assistir" é transitivo direto no sentido de presenciar algo.
d) A regência do verbo "assistir" está correta, exigindo a preposição.
e) A frase apresenta erro de concordância e regência.
05. Leia o trecho abaixo e identifique a figura de linguagem presente:
"O tempo é um rio que flui incessantemente em direção ao futuro."
a) Metáfora
b) Comparação
c) Antítese
d) Ironia
e) Prosopopeia
06. Sobre a concordância verbal, assinale a alternativa correta:
a) Fazem anos que não nos encontramos.
b) Houveram diversas propostas apresentadas na reunião.
c) A maioria dos alunos concordaram com a decisão.
d) As notícias veiculadas ontem já foram confirmadas.
e) Deve haver muitas possibilidades a serem exploradas.
07. Leia o período abaixo e identifique a ocorrência de coesão referencial:
"Os alunos realizaram a prova com atenção, e eles foram elogiados pelos professores."
O pronome destacado exerce a função de:
a) Pronome demonstrativo, indicando ênfase.
b) Pronome pessoal, retomando o sujeito "alunos".
c) Pronome de indeterminação do sujeito.
d) Pronome possessivo, indicando pertencimento.
e) Pronome reflexivo, referindo-se ao próprio sujeito.
08. Sobre pontuação, assinale a alternativa em que o uso da vírgula está correto:
a) Maria viajou para São Paulo mas, não visitou seus familiares.
b) A reunião, que durou mais de três horas foi bastante produtiva.
c) Apesar do trânsito intenso, chegamos ao destino no horário previsto.
d) Os relatórios, foram entregues no prazo estipulado.
e) Os alunos realizaram as atividades e, logo em seguida, apresentaram os resultados.
09. Em relação à produção textual, a coerência de um texto é assegurada quando:
a) O autor utiliza linguagem formal em todos os parágrafos.
b) Os argumentos apresentados possuem lógica e conexão entre si.
c) O texto contém grande quantidade de informações factuais.
d) As frases possuem construções complexas e uso correto da gramática.
e) A pontuação utilizada corresponde às normas da ABNT.
10. Leia o texto abaixo e assinale a ideia principal expressa:
"A educação é o pilar de uma sociedade próspera, pois é por meio dela que se formam cidadãos críticos e responsáveis."
a) A educação é apenas um dos fatores para uma sociedade crítica.
b) Uma sociedade próspera depende exclusivamente da educação formal.
c) A formação de cidadãos responsáveis é um processo social complexo.
d) A prosperidade de uma sociedade está diretamente ligada ao investimento na educação.
e) A educação é irrelevante para a formação de uma sociedade crítica.
11. Em relação à análise morfológica, assinale a alternativa que classifica corretamente o termo destacado:
"Os livros antigos são raros e valiosos."
a) Pronome demonstrativo
b) Substantivo comum
c) Adjetivo restritivo
d) Verbo no particípio
e) Adjunto adnominal
12. Sobre a concordância nominal, analise a frase abaixo e escolha a alternativa correta:
"As crianças estavam felizes e animadas com a apresentação."
a) A concordância nominal está correta, respeitando o gênero e número.
b) Há erro na concordância entre o sujeito "crianças" e o predicativo.
c) O termo "felizes" deveria concordar apenas em gênero com "crianças".
d) O termo "animadas" está incorreto, pois deveria ser neutro.
e) Não há relação entre "crianças" e os predicativos utilizados.
13. Leia o texto abaixo e identifique a figura de linguagem empregada:
"O silêncio gritava naquela sala vazia, enquanto as lembranças ecoavam nas paredes."
a) Metáfora
b) Antítese
c) Ironia
d) Prosopopeia
e) Comparação
14. Sobre o uso de pronomes, assinale a frase em que o pronome destacado está empregado de forma inadequada:
a) A solução que eles propuseram foi aceita.
b) Encontramo-nos no ponto de encontro combinado.
c) Este é o relatório cujo autor não foi identificado.
d) Essa é a estratégia na qual não confio plenamente.
e) É essa a proposta de que não me lembro.
15. Em relação à regência nominal, assinale a alternativa correta:
a) A frase "Ele é apto com as atividades" está correta.
b) O termo "resistente ao calor" apresenta erro de regência.
c) O substantivo "medo" exige a preposição "de" em complementos.
d) A regência de "amor" pode ser com ou sem preposição, dependendo do contexto.
e) A construção "dúvida com a decisão" está gramaticalmente correta.
16. Sobre a análise sintática, identifique a função do termo destacado:
"Os alunos apresentaram um trabalho excelente."
a) Objeto direto
b) Objeto indireto
c) Adjunto adnominal
d) Predicativo do objeto
e) Complemento nominal
17. Sobre a coesão e coerência textual, assinale a alternativa correta:
a) A coesão é responsável pela conexão lógica entre os argumentos.
b) A coerência textual refere-se ao uso adequado dos conectivos.
c) A coerência é garantida apenas pelo uso da norma culta.
d) A coesão é irrelevante para a interpretação do texto.
e) A coerência depende exclusivamente do uso de pontuação correta.
18. Leia o período abaixo e identifique a alternativa que apresenta erro de pontuação:
a) Apesar da chuva, saímos de casa.
b) Eu gostaria, muito, de agradecer a todos.
c) Quando chegou ao local, já não havia mais ninguém.
d) Não sabia o que fazer, naquela situação tão difícil.
e) As crianças, como sempre, se divertiram muito no parque.
19. Sobre os processos de produção textual, é correto afirmar que:
a) A coesão textual refere-se apenas ao uso de conectivos entre as orações.
b) Um texto coerente apresenta lógica e uniformidade em seus argumentos.
c) A clareza é garantida pelo uso de linguagem informal em qualquer contexto.
d) A norma culta é obrigatória em textos de opinião e argumentação.
e) A construção de um texto depende exclusivamente da sua organização gramatical.
20. Leia o trecho abaixo e identifique o objetivo comunicativo:
"É imprescindível que todos participem ativamente da reunião, pois as decisões tomadas afetarão a equipe como um todo."
a) Persuadir os participantes a tomarem decisões rápidas.
b) Informar sobre a necessidade de uma atitude coletiva.
c) Narrar os fatos ocorridos em uma reunião anterior.
d) Demonstrar as vantagens de decisões coletivas.
e) Criticar a falta de participação em reuniões anteriores.
21. Sobre o uso de conectivos, identifique a alternativa em que a conjunção está corretamente empregada:
a) Não concordo com a proposta, mas aceito a decisão da maioria.
b) Ela não só leu o relatório, como também fez sugestões para melhorá-lo.
c) Caso chegue cedo, terá mais tempo para terminar o trabalho.
d) Ele demorou a chegar, porque estava preso no trânsito intenso.
e) Apesar do atraso, realizou o trabalho com perfeição.
22. Leia o texto a seguir e assinale a ideia implícita no trecho:
"As decisões tomadas de forma precipitada frequentemente resultam em consequências imprevistas."
a) As decisões devem ser rápidas para evitar problemas.
b) O planejamento inadequado é a causa de decisões ruins.
c) É preferível não tomar decisões do que agir precipitadamente.
d) As decisões imprevistas são as mais bem-sucedidas.
e) A reflexão prévia é essencial para minimizar consequências indesejadas.
23. Sobre a concordância verbal, analise a frase a seguir:
"A maioria dos alunos entregou os trabalhos antes do prazo."
A análise correta é:
a) O verbo deve concordar com "trabalhos" para garantir a correção.
b) A concordância está incorreta, pois o verbo deveria estar no plural.
c) A expressão "a maioria" exige concordância no singular.
d) A expressão "antes do prazo" indica erro de concordância nominal.
e) A frase está correta, pois o verbo concorda com o núcleo do sujeito.
24. Leia o trecho abaixo e identifique a função da figura de linguagem empregada:
"A cidade dormia sob o manto silencioso da noite."
a) Comparação para estabelecer uma relação explícita entre os elementos.
b) Metáfora para criar uma imagem simbólica da situação descrita.
c) Prosopopeia para atribuir características humanas à cidade.
d) Hipérbole para enfatizar a tranquilidade da noite.
e) Metonímia para substituir um termo por outro relacionado.
25. Sobre o uso de tempos verbais, identifique a alternativa em que o verbo exprime um fato hipotético:
a) Se eu soubesse disso antes, teria agido de forma diferente.
b) Ontem, eu revisei todos os relatórios enviados.
c) Sempre que ele viaja, traz presentes para os amigos.
d) A equipe concluía o projeto enquanto discutiam as melhorias.
e) A reunião foi longa, mas produtiva.
26. Em relação à coesão sequencial, escolha a frase em que o conectivo está corretamente empregado:
a) Eles terminaram o trabalho, contudo, encontraram alguns erros.
b) A festa foi um sucesso, porque todos se divertiram bastante.
c) Não foi à reunião, entretanto entregou o relatório solicitado.
d) Concluiu o projeto a tempo, logo conseguiu apresentar os resultados.
e) Apesar da chuva, os convidados compareceram ao evento.
27. Leia o trecho abaixo e identifique o problema de coesão textual:
"Os relatórios foram entregues no prazo, e o gerente verificou todos os documentos. Porém, a equipe apresentou as propostas com erros, e as soluções não foram discutidas adequadamente."
a) Há repetição desnecessária de ideias.
b) Falta conexão lógica entre as orações.
c) O uso de "porém" compromete a coesão do texto.
d) A sequência das ações é incoerente.
e) O texto apresenta contradições que dificultam sua compreensão.
28. Sobre a pontuação, assinale a alternativa correta:
a) João, embora talentoso, não conseguiu terminar o trabalho a tempo.
b) Maria apresentou, um relatório excelente para a equipe.
c) Ele não sabia, o que fazer com as informações recebidas.
d) A empresa recebeu os dados, mas não, realizou nenhuma análise.
e) As decisões, tomadas rapidamente, sempre resultam em problemas.
29. Sobre o emprego de pronomes, escolha a alternativa em que o uso do pronome relativo está correto:
a) Essa é a situação à qual eu sempre me referi.
b) O relatório que ele entregou está incompleto.
c) Essa é a ideia na qual estamos baseando nossa argumentação.
d) O projeto cujo objetivo não foi claramente definido precisa de revisão.
e) Todas as propostas de que discordamos foram revisadas.
30. Leia o texto a seguir e identifique o objetivo comunicativo:
"A colaboração entre equipes é essencial para alcançar resultados expressivos, pois une diferentes perspectivas em prol de um objetivo comum."
a) Descrever o impacto das equipes no ambiente organizacional.
b) Argumentar a favor da cooperação como estratégia de sucesso.
c) Apresentar dados sobre o desempenho de equipes colaborativas.
d) Explicar como a diversidade interfere nos objetivos organizacionais.
e) Criticar a falta de cooperação entre as equipes de trabalho.
31. Leia a frase abaixo e identifique a alternativa correta em relação à regência verbal:
"Prefiro chá a café pela manhã."
a) O verbo "preferir" exige o uso da preposição "de" para os complementos.
b) O verbo "preferir" não admite comparações explícitas com preposição.
c) A regência está correta, uma vez que o verbo exige preposição para o segundo termo da comparação.
d) O uso de "a" está incorreto, sendo substituível por "do que".
e) A frase deveria omitir o segundo termo da comparação para estar correta.
32. Sobre a análise morfológica, identifique a classificação da palavra destacada:
"Eles discutiram seriamente as propostas apresentadas."
a) Substantivo
b) Adjetivo
c) Advérbio
d) Verbo
e) Pronome
33. Em relação ao uso de figuras de linguagem, analise a frase:
"Sua ideia foi uma verdadeira luz no fim do túnel."
A figura de linguagem presente é:
a) Metáfora
b) Antítese
c) Comparação
d) Hipérbole
e) Ironia
34. Sobre a concordância nominal, escolha a alternativa que apresenta um erro:
a) As crianças estavam alegres e satisfeitas com o resultado.
b) Os documentos ficaram prontos e disponíveis no prazo estabelecido.
c) A maior parte dos participantes estavam atentos à explicação.
d) As alunas foram rápidas e precisas na realização da prova.
e) As regras, apesar de rígidas, foram aceitas por todos.
35. Leia o trecho abaixo e identifique a função comunicativa do conectivo destacado:
"Estudei muito, porém não obtive o resultado esperado."
a) Adição
b) Conclusão
c) Oposição
d) Explicação
e) Condição
36. Sobre a pontuação, analise as frases a seguir e identifique a alternativa correta:
a) Os alunos, entregaram os trabalhos com atraso, mas receberam elogios.
b) Quando chegar ao local já terei iniciado a apresentação.
c) Todos os documentos foram revisados, e, enfim, aprovados pela gerência.
d) As regras, apesar de serem rígidas foram aceitas sem objeções.
e) Maria, ao contrário do que esperávamos, superou todas as expectativas.
37. Sobre coesão e coerência textual, escolha a alternativa que apresenta coesão inadequada:
a) A reunião foi longa, mas produtiva.
b) Ele explicou o problema, e nós buscamos uma solução.
c) O projeto atrasou porque não havia recursos suficientes.
d) Ela não foi à reunião, pois, estava resolvendo outras pendências.
e) A falta de planejamento resultou no atraso, embora tivessem trabalhado arduamente.
38. Leia o texto a seguir e identifique a ideia principal expressa:
"O sucesso de um projeto depende tanto da competência técnica quanto do alinhamento entre os membros da equipe."
a) A competência técnica é o único fator determinante para o sucesso de um projeto.
b) O alinhamento da equipe é mais importante do que a competência técnica.
c) A cooperação entre membros é irrelevante para o sucesso de um projeto.
d) O sucesso de um projeto resulta da integração de competências e colaboração.
e) Projetos bem-sucedidos dependem exclusivamente de fatores externos.
39. Sobre a interpretação textual, identifique a ideia implícita no trecho:
"As decisões precipitadas podem levar a consequências inesperadas e, muitas vezes, indesejadas."
a) Decisões rápidas são sempre ineficazes.
b) Planejar bem é essencial para evitar resultados negativos.
c) As decisões inesperadas tendem a gerar bons resultados.
d) Consequências indesejadas podem ser controladas com planejamento.
e) A tomada de decisões deve sempre ser adiada para evitar erros.
40. Sobre a colocação pronominal, escolha a alternativa correta:
a) Não sabia onde o guardei o documento.
b) O livro entregaram-me ontem, mas ainda não li.
c) Fizeram-me uma proposta interessante que vou analisar.
d) Este é o caso ao qual me referi na última reunião.
e) Essa foi a solução que ele encontrou-me após muita análise.
41. Leia a frase a seguir e escolha a alternativa correta sobre o uso da crase:
"A secretária entregou o relatório à diretora com urgência."
a) O uso da crase é opcional antes de "diretora".
b) Não há necessidade de crase nesse caso.
c) A crase está incorreta devido ao verbo "entregar".
d) O uso da crase seria obrigatório apenas no plural.
e) A crase está corretamente empregada, indicando a fusão da preposição com o artigo definido.
42. Em relação à regência verbal, assinale a frase correta:
a) Não me lembrei do compromisso que marquei.
b) Obedeça as regras para evitar penalidades.
c) A situação preocupou com todos os envolvidos.
d) Ele aspirava um cargo de alta responsabilidade.
e) A criança assistiu ao espetáculo com entusiasmo.
43. Sobre concordância verbal, escolha a alternativa correta:
a) Haviam vários problemas a serem resolvidos antes da reunião.
b) Fazem anos que não nos encontramos em um evento como este.
c) Deve existir alternativas para solucionar o problema apresentado.
d) A maioria dos presentes discordaram do ponto principal da proposta.
e) Havia muitas razões para tomar aquela decisão.
44. Leia o trecho abaixo e identifique o objetivo comunicativo do texto:
"A leitura é o passaporte para o mundo do conhecimento, pois amplia horizontes e desenvolve o senso crítico."
a) Informar sobre o impacto da leitura na formação pessoal.
b) Persuadir o leitor a adquirir hábitos de leitura regulares.
c) Criticar a falta de incentivo à leitura nas escolas.
d) Apresentar dados sobre os benefícios da leitura.
e) Destacar a relevância da leitura para o desenvolvimento individual.
45. Sobre a pontuação, analise a frase a seguir e escolha a alternativa que apresenta o uso adequado:
"Embora estivesse chovendo, os atletas participaram do treino com entusiasmo."
a) A frase está incorreta, pois a vírgula deveria ser omitida.
b) O uso da vírgula após "chovendo" é inadequado gramaticalmente.
c) A vírgula após "embora" deveria ser adicionada para indicar pausa enfática.
d) O uso da vírgula compromete a relação semântica entre as orações.
e) A pontuação está correta e respeita as regras gramaticais.
46. Em relação ao uso de conectivos, escolha a alternativa correta:
a) João trabalha muito, no entanto, estuda pouco.
b) Ela gosta de desafios, contudo evita tomar riscos desnecessários.
c) Ele trouxe os documentos, e, logo em seguida, fez a apresentação.
d) Apesar da dedicação, não conseguiu alcançar seus objetivos.
e) Ele não apenas estudou, como também se destacou no exame final.
47. Leia o texto a seguir e identifique o uso da figura de linguagem empregada:
"O sorriso era um sol que iluminava todos ao redor."
a) Hipérbole
b) Metonímia
c) Prosopopeia
d) Antítese
e) Metáfora
48. Em relação à coesão referencial, analise o uso do pronome destacado na frase:
"Os alunos realizaram as atividades com dedicação, e eles foram premiados pelo esforço."
O pronome destacado exerce a função de:
a) Pronome reflexivo, referindo-se ao sujeito da oração.
b) Pronome de tratamento, indicando formalidade.
c) Pronome pessoal, retomando o antecedente "atividades".
d) Pronome de indeterminação do sujeito.
e) Pronome pessoal, retomando o antecedente "alunos".
49. Sobre a clareza na produção textual, assinale a alternativa que garante maior coesão:
a) As ideias foram apresentadas sem conexão lógica.
b) A argumentação foi fortalecida por meio de dados e exemplos.
c) Os conectivos foram omitidos para evitar repetições.
d) A diversidade de palavras comprometeu a uniformidade do texto.
e) A repetição de termos garantiu a retomada das ideias principais.
50. Em relação ao uso da norma culta, analise a frase a seguir:
"Os participantes trouxeram consigo materiais que foram utilizados durante o evento."
a) A frase apresenta desvio de concordância verbal.
b) O uso de "consigo" está incorreto no contexto apresentado.
c) O verbo "trouxeram" deveria estar no singular.
d) A norma culta foi respeitada integralmente na construção da frase.
e) A substituição de "consigo" por "com eles" melhoraria a clareza textual.
51. Sobre concordância nominal, identifique a alternativa que apresenta erro:
a) As alunas foram premiadas e reconhecidas pelo esforço.
b) Os relatórios entregues estavam completos e revisados.
c) A maioria dos presentes estavam insatisfeitos com a decisão.
d) As informações fornecidas foram claras e objetivas.
e) Os dados apresentados foram úteis e relevantes.
52. Leia o trecho abaixo e analise a figura de linguagem empregada:
"A noite era uma tela pintada de estrelas, cheia de mistérios."
a) Hipérbole
b) Metáfora
c) Prosopopeia
d) Ironia
e) Comparação
53. Sobre regência nominal e verbal, escolha a alternativa correta:
a) Aspiramos à liberdade com grande entusiasmo.
b) Ele não se lembrava da conversa que tivemos.
c) Assisti o espetáculo com grande emoção.
d) Preferimos o lazer em vez de trabalho excessivo.
e) A frase "obedeceu às regras" está gramaticalmente incorreta.
54. Em relação à coesão textual, escolha a alternativa que apresenta maior conexão entre ideias:
a) As ideias foram apresentadas de forma clara, mas sem relação com o tema.
b) Os argumentos foram bem organizados, contudo carecem de dados concretos.
c) A relação entre os parágrafos foi reforçada pelo uso de conectivos adequados.
d) A repetição de termos dificultou a compreensão do texto.
e) A pontuação incorreta comprometeu a coesão textual.
55. Sobre o uso de tempos verbais, identifique a frase que apresenta erro:
a) Ontem, nós revisamos o relatório antes da reunião.
b) Amanhã, concluiremos a apresentação do projeto.
c) Sempre que viaja, ele traz lembranças para os amigos.
d) Se tivesse estudado mais, teria obtido um melhor resultado.
e) Ele concluiu a tarefa antes mesmo de ter começado o prazo.
56. Leia o trecho abaixo e identifique a ideia principal:
"A educação não transforma o mundo, mas transforma as pessoas que mudarão o mundo."
a) A transformação social depende exclusivamente da educação.
b) A educação é o único fator que influencia a mudança global.
c) A educação capacita indivíduos a promover mudanças na sociedade.
d) A mudança social ocorre independentemente da educação.
e) A educação e a transformação social são processos distintos.
57. Sobre o uso de pronomes, escolha a alternativa em que o pronome está corretamente empregado:
a) Essa é a ideia a qual estou me referindo desde o início.
b) Esta é a proposta cuja autor foi amplamente elogiado.
c) Não consegui encontrar o documento onde você mencionou.
d) Trata-se de uma situação de que discordo completamente.
e) A tarefa foi executada, com esforço, por mim mesmo.
58. Sobre pontuação, escolha a frase que apresenta erro:
a) A professora, como sempre, demonstrou grande paciência.
b) Não sabia, exatamente, o que fazer naquela situação.
c) Após a palestra, os alunos fizeram perguntas relevantes.
d) O relatório, apesar de completo, não foi aceito pela gerência.
e) Ele leu o documento e, logo depois, arquivou-o.
59. Sobre coesão referencial, identifique a função do pronome destacado na frase:
"Os alunos estavam empolgados com o projeto, e eles decidiram iniciar imediatamente."
a) Pronome reflexivo, indicando ação sobre si mesmos.
b) Pronome de indeterminação do sujeito.
c) Pronome pessoal, retomando o antecedente "alunos".
d) Pronome demonstrativo, destacando um elemento específico.
e) Pronome possessivo, indicando relação de pertencimento.
60. Leia o texto a seguir e identifique o objetivo comunicativo:
"A preservação ambiental não é apenas uma responsabilidade governamental, mas também uma obrigação de cada indivíduo."
a) Criticar a ineficiência das políticas ambientais públicas.
b) Expor a responsabilidade individual na preservação ambiental.
c) Defender a exclusividade do governo em ações ambientais.
d) Demonstrar como políticas ambientais afetam os indivíduos.
e) Informar sobre a importância de medidas ambientais coletivas.
Gabarito
01-D, 02-B, 03-B, 04-D, 05-A, 06-E, 07-B, 08-C, 09-B, 10-D, 11-B, 12-A, 13-D, 14-D, 15-C, 16-A, 17-B, 18-B, 19-B, 20-B, 31-C, 32-C, 33-A, 34-C, 35-C, 36-E, 37-D, 38-D, 39-B, 40-B, 41-E, 42-E, 43-E, 44-E, 45-E, 46-E, 47-E, 48-E, 49-B, 50-D, 51-C, 52-B, 53-A, 54-C, 55-E, 56-C, 57-D, 58-B, 59-C, 60-B.